3 de março de 2013

O Post do Cruzeiro

A gente viajou pelos Cruceros Australis, no navio Via Australis. Fechamos o pacote com a Venturas Turismo e eu só tenho a elogiar o trabalho deles.

Viajamos do Rio até Santiago, no Chile, onde pernoitamos. No dia seguinte, pegamos um vôo para Punta Arenas, de onde partiu o cruzeiro. Depois de desembarcar em Ushuaia, ficamos mais dois dias na cidade e fomos para Buenos Aires, onde passamos mais dois dias e voltamos para o Rio.

Todos os hotéis (em Santiago, Ushuaia e Buenos Aires) foram fechados pelo Booking.com

Foi o meu primeiro cruzeiro! A coisa mais próxima que eu vi foi The Love Boat na TV :)

Então? Então.

Como estamos viajando entre países do Mercosul, não precisa de visto, mas precisa levar passaporte ou carteira de identidade. O passaporte tem que estar na validade, claro. A identidade precisa ser nova.

O frio é grande em alto-mar, embora o navio inteiro seja aquecido. Você não vai aguentar ficar do lado de dentro o tempo todo, meu fio. Suba para o deque superior, sinta o vento gelado na cara. Se você não tem as roupas apropriadas, leve o básico e deixe para comprar o casaco poderoso, a luva indispensável, em Punta Arenas. Os preços são melhores e os produtos também. Fred comprou luvas na loja El Arte de Vestir, que tem de um tudo em matéria de vestuário. Você também pode comprar coisas quentinhas na feira da praça, mas lá só em dinheiro. Em Ushuaia também tem muita coisa de frio boa e barata, mas aí vc já passou frio na viagem inteira. Só compre em Ushuaia se vc for direto para lá. E aproveite, q tá na época das liquidações. Ouça um bom conselho que eu lhe dou de graça: compre luvas grossas e traga de casa uma calça térmica tipo segunda pele.

Repito: é frio prá caramba. Confie no fleece, no casaco apropriado, nas luvas de couro forradas. cachecol de lã não é legal, o frio passa entre os pontos do tricô. Invista numa coisa que eu só conheci no navio: pescoceira e protetor de orelha de fleece. coisas lindas de deus. claro que em algum momento vc vai ver gente andando de bermuda, mas não ligue. melhor estar quentinho e feliz do que estar na moda e mostrar os cambitos ficando azuis e gangrenando.

São 5 dias de viagem, mas não são 5 dias inteiros: o navio sai às 6 da tarde do dia 1, passa 3 dias e 3 noites no mar e a gente desembarca por volta das 8:30 da manhã do dia 5.

Não tem internet. Não tem telefone. Não tem TV. Tem 4 canais de áudio para ouvir: música clássica, anos 80, música latina e o outro eu não lembro.

Disseram pro Fred que cabine com janela era perda de dinheiro. Discordo. Acordei diversas vezes de madrugada e ficava olhando o céu mais estrelado que vi na vida. Noite fechada, sem nenhuma luz de civilização por perto. Fred viu uma baleia dessa janela. E é janela, não é uma vigia. Muitas vezes tinha preguiça de sair do quarto e ficava olhando o mar enroladinha na minha cama. Delícia.

Levem remédio contra enjôo. Eu tomava Dramin 2 vezes por dia. Tem hora que o navio vai macio no mar, a gente nem sente. Tem hora que o bicho balança que só de lembrar eu sinto tudo de novo.

Pense em tudo que possa precisar no navio: roupa quente. remédio. bandeide. absorvente. livro. lembrancinhas. o que se vende no navio se vende fora do navio - e muito mais barato. tudo é em dólar. um cartão de 30 minutos para ligação por telefone via satélite custa 62 dólares. pense bem se vale a pena ligar para a mamãe. (eu liguei, tá. morri em 128 pila e não gastei 10 minutos que fosse. mas é que eu sou neurótica, me deixe)

Sim, tem bar aberto no navio, no salão SKY, all-inclusive. só que o bar não fica aberto 24 horas.

Sim, tem café e chá no salão YÁMANA. Mas só tem dois tipos de docinhos: um tipo de biscoito e um tipo de bolo. e não tem chocolate quente. e você que se serve.

Sim, as refeições são muito boas. O café da manhã e o almoço são estilo buffet. O jantar é servido à mesa, você escolhe (carne ou peixe). Tudo muito chique, garfo para isso, faca para aquilo, taças para vinhos... A adega é do gosto deles, e não do seu. Então, se vc é menininha feito eu, pode botar bico que não tem vinho doce, só seco. Mas tem cerveja, coca cola, essas coisas.

Você vai ficar numa mesa com gente que você nunca viu antes e eles serão seus companheiros por todas as refeições. Ficamos com um casal chileno (ela grávida), um casal italiano gay (um lindo, o outro normalzinho) e outro casal chileno gay. Os italianos não falavam bem espanhol. Nós não falávamos bem espanhol e nem italiano. Os chilenos falavam depressa demais e a gente não entendia nada. Fora isso, foram excelente companhia :D

Gorjeta? Sim, Gorjeta. Estima-se 15 dólares por dia, por pessoa da cabine. Vale a pena. O navio é um brinco de tão bem cuidado e todos são absolutamente gentis.

Já falei para levar tudo que puder imaginar que vai precisar na viagem? Olha, o navio sai de Punta Arenas e só em Ushuaia que vc vai poder descer e comprar alguma coisa. Os ímãs de geladeira que custam 10 dólares no navio são mais bonitos e baratos na cidade.

Muito bem: terceiro dia da viagem, o mar deixou de ser novidade, o que vc faz? Olha pela janela do salão quentinho. Lê no salão quentinho. Escreve no salão quentinho. ou na sua cabine. Ou vai lá fora curtir o frio. Se o bar tiver aberto, pede um pisco sour. Ou vai dormir.

Mar é uma coisa que dá sono. Dormi muito. Tipo, dez da manhã, batendo papo com o Fred, a minha barrinha de energia foi diminuindo, diminuindo... foi o tempo de ir prá cabine e dormir até a hora do almoço.

Café da manhã, almoço e janta têm hora marcada e são avisados pelo circuito de som do navio, inclusive nos quartos.

De noite tem palestra, filminho sobre a natureza dos lugares que a gente vai ver. As palestras são as mesmas, mas são dadas, paralelamente, em inglês num salão e em espanhol no outro.

Os botes Zodiac são infláveis. As pessoas recebem instrução sobre como se comportar neles, vestem os coletes salva-vidas, descem pro mar e do mar para algum passeio em terra. Eu não desci. Fred também não. Intrépidas vovós americanas desceram. Uma grávida (de 4 meses, mas grávida) desceu. Crianças desceram. E nós ficamos, no quentinho, no bem-bom, muito obrigada.

Cruzeiro é coisa para gente gregária, não para dois esquisitos como eu e fred. As pessoas não entendiam pq a gente não participou da noite do bingo, do desfile de moda ou do leilão. Preferimos olhar o céu, adivinhar constelações e tirar foto do krill.

Já disse que o navio balança? vc vai andar torto uns 3 dias, e vai sentir balançar quando estiver deitado na sua cama, no hotel, em terra firme. Eu andava igualzinho ao Jack Sparrow. Só que sem gim.


Vai ter passeio à casa de máquinas e à ponte do navio. Não perca. Muito legal saber como as coisas funcionam.

Há uma biblioteca a bordo, mas não tem livros em português.

A gente pediu uma garrafa de vinho no quarto e não levaram. Fui no bar, botei cara de cachorrinho caído da mudança, moço Victor ligou para alguém e o alguém liberou a garrafa. Depois disso, deixaram levar o vinho sem precisar pedir autorização.

Tem hora em que todo mundo some do navio, geralmente nos desembarques dos barcos zodiac, a hora dos passeios em terra. Você não vê ninguém da tripulação por algum tempo. Dá um certo medinho.

Tem um brinde-surpresa para quem acertar as perguntas sobre o navio, tipo uma gincana. A gente não ganhou.

Tem tomadas no quarto e no banheiro também. Umas são 110, outras são 220. compre um adaptador universal de tomadas, ô invenção linda.

O banheiro é pequeno, mas o chuveiro é bom. O termostato só está lá para inglês ver, não dá para regular a temperatura ambiente.

E a roupa suja? Bom, tá frio, você não sua, a roupa não fica suja. Se você não derramar nada na sua roupa, ela continua limpa, sem cheirinho de cecê. Calcinhas e cuecas? Bom, aí é assunto íntimo, né? Quer lavar e pendurar no ganchinho que tem no banheiro? tudo bem, o banheiro é aquecido, deve secar loguinho.

Leve óculos de sol. O sol brilha forte, incandeia a vista que é uma beleza. Disseram para levar protetor solar também, eu levei, esqueci de usar e não me queimei. Mas a luminosidade é braba, eu tenho fotofobia e teve hora que meu óculos quase não segurou a barra.

Leve escova de dente, pasta e fio dental, viu? eu levei meu sabonete, pq eu gosto do dove líquido com hidratante. o kit de higiene do navio é sabonetinho em barra, shampoo e condicionador.

O sol é quente, o vento é gelado. Se não tem sol, e tá na sombra, se prepare pro frio. Se não tem vento (dificil, viu) pode ser que você sinta menos frio. Então, dentro do navio, que é aquecido, se tiver sol num determinado lugar, esse lugar vai estar quentinho. Aí você pensa "ah, lá fora tá quente", sai sem estar agasalhado e vira um picolé.

Eu disse que dentro do navio é quentinho. Então, leve camisola/pijama levinho, o que você usaria em casa para dormir sem ar condicionado. Eu levei uma camisola levinha e dois pijamas grossos... precisei comprar uma roupa para dormir, pq em Ushuaia o hotel também tinha aquecimento. Desenvolvi a seguinte teoria: a temperatura agradável é sempre oposta à temperatura do lado de fora de casa. Tá calor? Ah, o bom é ar condicionado no quarto. Tá frio? O bom é aquecedor. Com isso, as pessoas lá no fim do mundo usam roupas rigorosamente normais embaixo de casacos poderosos. As lojas mostram, na mesma vitrine, blusa de alcinha e casacão grosso. Pense em camadas, como cebolas.

Esqueci de dizer!! leve duas baterias a mais para a sua câmera digital. O frio drena as baterias que é uma coisa de louco. A bateria que estava cheia ao sair do hotel (ou do lugar quentinho) vira um palitinho só em coisa de meia hora. não perca fotos pq só levou uma bateria!

e, infelizmente, ninguém patrocinou este post.

5 comentários:

  1. Eu nunca viajei de navio, mas tenho uma certa resistência por causa disso aí que você disse. De ter que ficar socializando no bingo, show, baladinha e tal. Não sei se valeria a pena passar tanto tempo enclausurada na minha cabine com cara de Grumpy Cat enquanto todo mundo tá curtindo o navio pra valer. :-/

    Mas quem sabe um dia eu não viaje só pelas estrelas? Deve ser lindo! ;-)

    ResponderExcluir
  2. Ila, são só 5 dias, ou nem isso. Não dá tempo de enjoar. Se Fred, que é Fred, ficou legal, acho que vocês também ficam. E tudo é tão lindo que não há razão pro Grumpy Cat baixar :D

    ResponderExcluir
  3. Adorei as dicas, Tel. Já mostrei as fotos pro Lu animar de ir ano que vem.

    Bjins

    ResponderExcluir
  4. dou a maior força, meuzamô. a viagem é linda :)

    ResponderExcluir
  5. Fiquei babando de vontade! Depois me conta se é muito caro? Obrigada por dividir essa experiência, querida! Beijocs

    ResponderExcluir